quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Balaiada nas escolas

Estudantes do ensino fundamental de diversas escolas de São Luís farão contato com personagens da história do Maranhão que em 1838, opondo-se à política vigente iniciaram um dos movimento que mobilizou um grande contingente da população da província e pôs em xeque o centro do poder imperial.

O movimento, que entrou para a História com o nome de Balaiada, teve através dos anos a sua importância minimizada e os protagonistas, Raimundo Gomes, Francisco José dos Anjos, o Balaio e o Negro Cosme sempre foram considerados como facínoras. Só recentemente novos estudos têm destacado o papel dos heróis populares, e dos homens e mulheres que lutaram contra a tirania política e, por isso, foram vítimas de uma verdadeira guerra de extermínio.

O livro em quadrinhos Balaiada - a Guerra do Maranhão, será utilizado no ano letivo de 2010 como material paradidático em algumas das mais respeitadas escolas de Sâo Luís.

Escolas como o Colégio Dom Bosco, http://www.dbosco.com.br/, premiado nacionalmente por seus projetos educacionais inovadores (Prêmio Darcy Ribeiro de Educação); o Instituto Divina Pastora, http://www.divinapastora.com.br/, uma das mais tradicionais e respeitadas escolas de São Luís que vem, ao longo de sua historia, formando gerações de cidadãos e solidificando sua reputação entre as escolas do Estado; Colégio Batista Daniel de La Touche, http://www.batistaonline.com.br/, uma verdadeira referência de educação entre as escolas da cidade. Pelo Batista já passaram grandes nomes da história, da cultura e das ciências do Maranhão; e o colégio Geoalpha, que vem se destacando no cenário educacional de São Luís, construindo uma sólida trajetória entre as instituições de ensino.

É muito gratificante saber que esse trabalho estará nas mãos de centenas de estudantes, e, com isso, poderá cumprir uma das funções para a qual foi concebido, ou seja: levar aos leitores aspectos da História do Maranhão de uma forma interessante, agradável e inovadora.

A outra, e primordial, função de uma história em quadrinhos é divertir.

2 comentários:

Alexandre Manoel 23 de fevereiro de 2010 20:09  

Fiz uma resenha do álbum Balaiada no site ImpulsoHQ.

São comentários sinceros e, espero eu, com comentários construtivos.

Depois, me diga o que achou:
http://www.impulsohq.com.br/2010/02/01/resenha-hqb-balaiada/

Sthefan 2 de março de 2010 18:50  

Olá! gostaria de saber como posso adquirir Balaiada - A Guerra do Maranhão. Há algum e-mail para contato?

About This Blog

About This Blog

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP